Cadernos de Seguro

Entrevista

test
Por Adalberto Amorim Silva

?A crise ᅵ fruto da falta de regulamentaᅵᅵo norte-americana?

Bernardo Weaver

O consultor de seguros do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Bernardo Weaver nᅵo estᅵ lᅵ muito otimista em relaᅵᅵo ao perᅵodo em que o mundo continuarᅵ sofrendo os impactos dessa crise. Mas ele nᅵo perde o bom humor. ?Eu acredito que essa crise vai muito bem, obrigado. Ela estᅵ forte, saudᅵvel, vistosa, crescendo bastante, e deve ficar por aᅵ por muito tempo?, prevᅵ. Sem pestanejar, Weaver aponta o principal causador dessa turbulᅵncia financeira internacional: ?A crise ᅵ fruto da falta de regulamentaᅵᅵo norte-americana?, ressalta ele. Segundo o consultor brasileiro, o pior ainda estᅵ por vir, e atingirᅵ principalmente os Estados Unidos, que ?enfrentaram uma reduᅵᅵo do PIB da ordem de 4% no ᅵltimo trimestre de 2008, e deverᅵo perder mais 2% no primeiro trimestre de 2009?, analisa.

Ao contrᅵrio de respeitadas instituiᅵᅵes, como a Merril Lynch e o site RGE Monitor (de Nouriel Roubini, um dos pouquᅵssimos economistas a alertar sobre a crise tempos antes dela acontecer), que apontam Brasil e ᅵndia como os mercados emergentes que devem sofrer menos com a crise, Weaver garante que esses paᅵses tambᅵm nᅵo terᅵo descanso. ?O Brasil sofrerᅵ porque tem um mercado bastante lᅵquido e volᅵtil, por causa da falta de fundamentos sᅵlidos que existia atᅵ bem pouco tempo.?

Para Weaver, a situaᅵᅵo ainda vai piorar muito, e nem o novo ?presidente-estrela? dos EUA, Barack Obama, serᅵ capaz de oferecer uma soluᅵᅵo eficaz e rᅵpida. ?Essa crise serᅵ alimentada por securitizaᅵᅵes, como as de recebᅵveis de cartᅵes de crᅵdito e de financiamento de automᅵveis. Disso, o nobre Obama nem entende direito, e tem pouca chance de conseguir resolver?, opina. Para ele, a soluᅵᅵo dessa crise estᅵ onde ela comeᅵou. ?O prᅵprio mercado financeiro terᅵ que voltar a acreditar na valoraᅵᅵo de seus ativos para poder voltar a emprestar dinheiro ao setor produtivo?, analisa.

De Washington (EUA), Weaver, carioca e rubro-negro, concedeu ᅵ Cadernos de Seguro a entrevista a seguir, com exclusividade.


Cynthia Magnani


Quais foram os principais fatores motivadores dessa crise?

Em uma frase: a falta de regulamentaᅵᅵo. O mercado financeiro ᅵ uma atividade crucial para a vida moderna, mas ela deve ser bem regulamentada. Eu jᅵ fui regulador da parte de solvᅵncia de instituiᅵᅵes financeiras. Vocᅵ ganha um salᅵrio para evitar que aconteᅵam problemas sᅵrios no mercado. ᅵ sua ᅵnica grande tarefa. O resto ᅵ monitorar o mercado, fazer relatᅵrios, mas o que vocᅵ nᅵo pode deixar ᅵ que o temido e famoso \"risco sistᅵmico\" se espalhe pelo paᅵs, muito menos pelo mundo...

O risco sistᅵmico ᅵ o risco de que a falᅵncia ou a falta de liquidez de um player do mercado financeiro espalhe falta de confianᅵa, liquidez ou solvᅵncia para vᅵrios outros investidores, de maneira generalizada. Foi isso o que aconteceu nos Estados Unidos. ᅵ a ᅵnica coisa que nᅵo se pode deixar acontecer, mas o Alan Greenspan e o Ben Bernanke deixaram se espalhar.

O Partido Republicano Americano, nas eras de Ronald Reagan e Bush pai, nᅵo somente pregou a desregulamentaᅵᅵo dentro de seu paᅵs como tambᅵm a exportou para outros lugares. Era o chamado ?Consenso de Washington?, que foi propulsionado pelo FMI na parte de polᅵticas pᅵblicas, como condiᅵᅵo para emprᅵstimos. A tese financeira do fim da Guerra Fria era que, se alavancᅵssemos os investimentos, poderᅵamos chegar a posiᅵᅵes de crescimento econᅵmico tᅵo grandes que os paᅵses comunistas se sentiriam muito pobres. Atᅵ entᅵo, o sistema bancᅵrio americano era bem fracionado, desde a regulamentaᅵᅵo do pᅵs-depressᅵo, nos anos 30. Sᅵ havia normas importantes de 1933,1934, 1939, 1940, atᅵ a vinda da Lei Sarbanes- Oxley, em 2002. Atᅵ os anos 80, sᅵ existiam bancos estaduais nos Estados Unidos. Em 1982, o Depository Institutions Act permitiu qu

Baixe aqui a entrevista completa

12/01/2009

Cadernos de Seguro - Uma Publicação da ENS © 2004 - 2024. Todos os direitos reservados.


DATA PROTECTION OFFICER RESPONSÁVEL

Luiz Mattua - ens.lgpd@ens.edu.br
Rua Senador Dantas, 74, Centro - Rio de Janeiro / RJ
Somente assuntos relacionados a Lei Geral de Prote¸ão de Dados (LGPD)
 

Ao navegar em nosso site, vocę reconhece que leu e compreendeu nossa Política de Privacidade.