Cadernos de Seguro

Entrevista

Por Vera de Souza


Depois de mais de seis décadas dedicadas ao mercado de seguros, o mineiro de Barbacena José Francisco de Miranda Fontana diz, brincando, que encontrou o seu caminho no mundo: servir ao próximo e ainda ser remunerado por isso! Corre nas veias da família a mesma paixão. Cinco de seus seis filhos trilham o mesmo caminho, assim como alguns sobrinhos, noras e, atualmente, um dos netos. Até mesmo a falecida esposa, Dona Ebe, não escapou à saga familiar. Aos 65 anos matriculou-se no curso da Funenseg e, quando era perguntada pelos professores do porquê dessa decisão tardia, respondia prontamente: ?Assim vou poder participar mais ativamente das conversas nos almoços de domingo.?

Personagem dos mais importantes para o setor, tanto por seu empenho na formação profissional como pela luta, ao lado de outros companheiros, para a manutenção e organização do mercado segurador, Fontana atribui a gênese dessa paixão a fatos ocorridos em sua família. ?Para entender como me entusiasmei com o seguro, é preciso voltar no tempo. A origem de minha família em Minas, remonta ao ano de 1740, quando meu avô chegou de Barcelos, Portugal. Em 1901, quando minha mãe já era nascida, a casa deles pegou fogo. Era a principal casa de Ibertioga (antigo distrito de Barbacena). Os compadres e os vizinhos fizeram um mutirão e ajudaram a reconstruir a casa. Meu avô não tinha seguro e nem sabia o que era. Não bastasse isso, em 1921, aos 60 anos, meu avô morreu e deixou minha avó com nove filhos, tendo o mais novo oito anos, numa grande fazenda. O resultado é que minha avó teve que vender a parte dela para conseguir criar a família. Se tivessem seguro, nada disso seria necessário.?

A morte do avô desencadeou, mais tarde, outra ação benéfica para a comunidade. Como não havia médico na cidade e a solução era levar o enfermo a cavalo para Barbacena, ele não resistiu. Em decorrência do trauma familiar, alguns anos depois, Fontana conseguiu, com a adesão de outras pessoas, fundar a Santa Casa de Misericórdia de Ibertioga, cidade na qual foi prefeito por dois mandatos, de 1989 a 1992, e de 1997 a 2000.
Fontana não nega a origem: como bom mineiro é um ótimo contador de ?causos?. Em sua trajetória profissional colecionou um infindável número de episódios, seja como inspetor de sinistros do IRB, de 1946 a 1968, com alguns dos relatos presentes em seu livro ?O Mensageiro da Esperança?, ou como corretor de seguros, tema que abordará em seu segundo livro, a ser lançado em 2011.

O seguro: um verdadeiro sacerdócio
Nascido em 1926 em Barbacena, município que teve importante participação nos movimentos políticos que agitaram a região das Alterosas e o país a partir da segunda metade do século XVIII, e que legou ao estado dois governadores, oriundos do clã dos Bias Fortes e dos Andradas, era um verdadeiro templo político. Fontana foi criado nesse ambiente, de onde só saiu aos 17 anos para viver no Rio de Janeiro, com intuito de fazer o curso preparatório para a faculdade. Na capital da República, seu primeiro pouso foi a casa de uma tia, que era afilhada do ex-governador de Minas Gerais, Antônio Carlos Andrada e que, naquela época, presidia a Sul América. ?Fomos apresentados e, claro, ele me empregou imediatamente. E lá estava eu, um rapaz de quase 18 anos que não entendia nada de seguros. Como fui levado pelo presidente, participava dos almoços da diretoria no restaurante da empresa, além de ocupar um dos apartamentos na Rua Pires de Almeida, em Laranjeiras, que pertencia à empresa. Como não entendia nada, não tinha diálogo. Era fundamental aprender sobre seguros se quisesse subir na vida, mas não havia escola. Tinha que ser na prática, e para chegar a chefe levaria de 10 a 12 anos. Para ter uma ideia, na seção em que fui lotado, o chefe tinha 16 anos na empresa, e o subchefe, 12. Então aconteceu um fato importante, num desses almoços falaram que o IRB, que tinha sido fundado em 1939, estava promovendo cursos de extensão, o CE-IRB. Ensinavam português, matemática, geografia e seguros para melhorar o nível. O IRB era presidido pelo João Carlo

10/12/2010

Cadernos de Seguro - Uma Publicação da ENS © 2004 - 2024. Todos os direitos reservados.


DATA PROTECTION OFFICER RESPONSÁVEL

Luiz Mattua - ens.lgpd@ens.edu.br
Rua Senador Dantas, 74, Centro - Rio de Janeiro / RJ
Somente assuntos relacionados a Lei Geral de Prote¸ão de Dados (LGPD)
 

Ao navegar em nosso site, vocę reconhece que leu e compreendeu nossa Política de Privacidade.