Cadernos de Seguro

Entrevista

ENTREVISTA COM VANESSA PETRELLI CORRÊA

O que se quer após 2015? A pergunta é uma continuidade ao projeto de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), com relação aos quais o Brasil já atingiu, com cinco anos de antecedência, grande parte. ?O desenvolvimento não é apenas econômico ? ele precisa incorporar aspectos sociais, como distribuição de renda e qualidade de vida para a população, e ambientais também. A sustentabilidade não é algo trivial, está entre os ODM e deve ser discutida de uma forma mais ativa?, afirma, nesta entrevista à Cadernos, a 23ª presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Vanessa Petrelli Corrêa, nomeada pelo secretário geral da ONU para o Painel Consultivo que vai discutir a Agenda pós-2015.


CADERNOS: A senhora foi nomeada pelo secretário geral da ONU no início deste mês para o Painel Consultivo que vai discutir a Agenda pós-2015. Como recebeu a notícia?

VANESSA PETRELLI: Em primeiro lugar, quero esclarecer que o convite que me foi feito se destina à participação para um grupo de altos estudos vinculados diretamente ao secretário para discutir o que será esse novo desenvolvimento pós-2015. Ou seja, que perfil terá tal desenvolvimento, o que se quer a partir de 2015, incorporando-se explicitamente a questão dos pilares econômico, social e ambiental.

Esse painel, na verdade, corre em paralelo com o Painel Intergovernamental que foi definido na Rio + 20 para discutir as questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Então, temos dois painéis ocorrendo simultaneamente. No que eu participo há 26 membros, entre pesquisadores e representantes de governo de diferentes países.

Tenho uma imensa honra de participar, representando, de certa forma, o governo brasileiro. Acho que é um movimento importante neste momento, e o IPEA foi chamado por causa de sua atuação nos diálogos sobre desenvolvimento sustentável, tendo contribuído ativamente para a construção e análise da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, os ODM, no Brasil.

CADERNOS: Em outras entrevistas, a senhora tem insistido na afirmação de que o desenvolvimento é um processo complexo que deve combinar crescimento, inclusão, sustentabilidade e democracia. Essa também é a proposta defendida pelo secretário geral da ONU. O que podemos destacar que o Brasil já tenha feito neste sentido?

VANESSA PETRELLI: Uma das discussões importantes é: qual é o desenvolvimento que se quer após 2015? A pergunta é uma continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com relação aos quais o Brasil teve uma atuação muito forte, tendo atingido grande parte deles com cinco anos de antecedência, devido à especificidade da política nacional. Nosso papel nesse debate na ONU servirá para mostrar a experiência brasileira e também para avançar, colocando outras questões para além das que já existem.

A sustentabilidade não é algo trivial, está entre os ODM e deve ser discutida de uma forma mais ativa. A posição brasileira na Rio + 20 foi a de que o debate sobre desenvolvimento sustentável tem que vir junto com a discussão das condições humanas, especialmente da redução drástica da pobreza. Nesse sentido, desenvolvimento sustentável está ligado à sustentabilidade ambiental e às condições de vida da população ? essa é a compreensão do Brasil e é este ponto que iremos levar para o debate, articulando-o ao pilar econômico. Temos incluído muito rapidamente uma porcentagem grande da população no mercado de consumo, com outros países da América Latina e também os BRIC. Devemos pensar como vamos crescer com essa inclusão, que deve continuar e é essencial, incorporando explicitamente a questão dos limites ambientais para o nosso país.

CADERNOS: E a senhora já leva alguma proposta na próxima reunião de setembro?

VANESSA PETRELLI: Em setembro haverá uma primeira reunião para organizar o debate, mas, sem dúvida, é importante já ir delineando a posição brasileira na discussão. Teremos que pensar nos objetivos e o perfil que se quer em nível global, do nosso país e dos outros. A esse r

04/10/2012

Cadernos de Seguro - Uma Publicação da ENS © 2004 - 2024. Todos os direitos reservados.


DATA PROTECTION OFFICER RESPONSÁVEL

Luiz Mattua - ens.lgpd@ens.edu.br
Rua Senador Dantas, 74, Centro - Rio de Janeiro / RJ
Somente assuntos relacionados a Lei Geral de Prote¸ão de Dados (LGPD)
 

Ao navegar em nosso site, vocę reconhece que leu e compreendeu nossa Política de Privacidade.