Cadernos de Seguro

Artigo

A Nova onda K e o início de um severo inverno

[B]Luis Felipe Lebert Cozac[/B]

A economia é cíclica: a atividade econômica flutua ao redor de sua tendência de longo prazo. Essas flutuações da atividade econômica são geralmente medidas em termos de variação do Produto Interno Bruto de um país, mas outros agregados macroeconômicos, como índice de preços, taxas de juros e de desemprego, são vitais para se ter uma completa visão dos ciclos. Sem falar das oscilações do valor de empresas cotadas nas bolsas de valores.

As flutuações econômicas provocam também o caráter cíclico na intervenção do Estado na economia. Por todos esses motivos, o estudo dessas flutuações é tema de grande importância para economistas de várias épocas e tendências.

Japão, Alemanha e toda a zona do Euro estão hoje tecnicamente em recessão: por dois trimestres consecutivos, o produto apresenta contração. Os Estados Unidos, por enquanto, anunciaram apenas um trimestre de (forte) contração. Mas a flutuação e crise atual vêm sendo anunciadas como catastróficas, ao mesmo tempo em que é claro um forte sentimento de esperança em relação ao novo presidente norte-americano (seria ele o ?salvador??). São comuns, em períodos de turbulência, uma exacerbação na mídia e um sentimento de pânico amplificado e generalizado na audiência (que gera o conhecido ?efeito manada? nas bolsas). Desinformação, pouca ponderação e até um certo grau de terrorismo recheiam análises e notícias, alimentando uma ansiedade coletiva no público, que acompanha a crise em ?real time? e ?on line?. Isso não significa que a crise não seja grave, mas como analisar de maneira imparcial o que estamos vivendo se sequer podemos contar com o benefício do tempo e da história? Como escreveu Jose Ortega y Gasset: ?Yo soy yo y mi circunstancia??

Então, nos resta a perspectiva de longo prazo. Ao ?olhar em perspectiva?, o resgate de temas cíclicos pode enriquecer o debate, facilitar a identificação dos elementos que são específicos a essa crise e também ajudar a esclarecer como se inter-relacionam dois mundos distintos e aparentemente desconexos: o mundo financeiro, com sua vertente especulativa, e o mundo real da produção e do consumo. Desse resgate aqui tratamos.

Em 1939, Joseph Schumpeter, em sua célebre obra Business Cycles, citou inúmeras vezes três tipos distintos de ciclos quanto à periodicidade, que foram documentados e testados matematicamente. Os três foram batizados com o nome de seus formuladores: Kitchin (curto, de 3 a 5 anos, ligado à variação dos estoques), Juglar (médio, de 8 a 10 anos, ligado à variação dos investimentos em máquinas e equipamentos) e, finalmente, os ciclos Kondratieff (longos, de 40 a 60 anos). Os ciclos de longo prazo (ou ondas ?K?) são associados a importantes inovações tecnológicas que trouxeram grandes mudanças estruturais. É interessante que existam registros de ciclos de catástrofe e renovação durando cerca de 50 anos tanto na cultura maia pré-colombiana quanto na história dos antigos israelitas.

Em se tratando das ondas ?K?, a primeira onda longa teria sido marcada pela Primeira Revolução Industrial, por volta de 1785, e durado até 1845. Baseou-se na indústria têxtil, de ferro e nas máquinas a vapor. A segunda onda longa teve inicio em 1845, com a Segunda Revolução Industrial, baseada em investimentos em ferrovias e expansão da indústria do ferro e do aço, e teria durado até 1900. A terceira onda, compreendendo o período 1900-1950, fundamentou-se na expansão do uso da energia elétrica e engenharia química e no surgimento da indústria automobilística, a partir do motor de combustão interna. Após a terceira onda ?K?, o consenso entre os teóricos se esvanesce, e o componente geopolítico entra em cena: a quarta teria se iniciado em 1950. Foi marcada pela guerra fria (até a queda do muro de Berlim, em 1989) e também pelo aparecimento e pela expansão generalizada do uso do transístor e da eletrônica, da indústria petroquímica e da aviação civil.

Para muitos autores, o mundo encontra-se hoje no início do quinto ciclo de Kondratieff, baseado na era da tecnologia da informação e globalização. O ap

12/01/2009 02h57

Por Luis Felipe Lebert Cozac

Bacharel em Economia pela FEA-USP e em Administração de Empresas pela EAESP-FGV, mestre e doutor em Economia de Empresas pela EAESP-FGV. Atualmente, é diretor geral da Luizaseg Seguros

Cadernos de Seguro - Uma Publicação da ENS © 2004 - 2024. Todos os direitos reservados.


DATA PROTECTION OFFICER RESPONSÁVEL

Luiz Mattua - ens.lgpd@ens.edu.br
Rua Senador Dantas, 74, Centro - Rio de Janeiro / RJ
Somente assuntos relacionados a Lei Geral de Prote¸ão de Dados (LGPD)
 

Ao navegar em nosso site, vocę reconhece que leu e compreendeu nossa Política de Privacidade.