Cadernos de Seguro

Artigo

A crise ᅵ humana

[B]Ricardo Villaï¿œa[/B]

A crise financeira ᅵ somente o sintoma, a crise real ᅵ humana, e para que os sintomas nᅵo variem periodicamente atᅵ que se chegue a uma situaᅵᅵo com danos ainda maiores, ᅵ preciso que seja realizada a observaᅵᅵo conjunta de:

1) Necessidades da populaᅵᅵo
2) Evoluᅵᅵo da sociedade ? material, espiritual, pessoal e profissional
3) Bom funcionamento e evoluᅵᅵo saudᅵvel dos negᅵcios
4) Combate ᅵ pobreza e misᅵria
5) Evoluᅵᅵo ambiental ? ᅵgua, energia renovᅵvel, preservaᅵᅵo, criaᅵᅵo
6) Evoluᅵᅵo do pensamento sᅵcio-filosᅵfico ? sociedades em evoluᅵᅵo
7) Transparï¿œncia

E a avaliaᅵᅵo e busca de soluᅵᅵes deve ser tᅵcnica e nᅵo polᅵtica. Estᅵo sendo tratados operacionalmente assuntos que precisam ser traduzidos tecnicamente e planejados estrategicamente. E voltando ᅵ pergunta do tᅵtulo deste texto? O controle do Estado deve ser mais atuante? Sim ou nᅵo, depende. A resposta nᅵo ᅵ uma expressᅵo de dᅵvida e sim de possibilidades. A crise ᅵ humana, e muitas das teorias de capitalismo, comunismo, liberalismo, etc., camuflaram individualistas e oligarcas que ajudaram a depredar o mundo, a cultura, a natureza, os animais e os seres humanos, em suas buscas quase que exclusivamente particulares.

Entᅵo, de fato, tanto faz a teoria, se ela for mal conduzida, ou tanto faz a teoria, se ela for bem conduzida. A melhor teoria irᅵ causar maus resultados se existir somente de fachada. As piores teorias podem se transformar em boas teorias se trabalhadas por profissionais bem-intencionados e bem preparados em sua conduᅵᅵo. A soluᅵᅵo ᅵ tᅵcnica e envolve os aspectos anteriormente relacionados, de forma conjunta. Os melhores tᅵcnicos terᅵo reduzidas chances de sucesso por lidarem com um cenᅵrio de muitas variᅵveis, e com o inesperado, muitas vezes.

O problema do mundo nᅵo pode ser polᅵtico, onde prevalecem decisᅵes isoladas, receio dos mais fortes, intransigᅵncia de radicais, combate a sintomas, somente. Os paᅵses e o mundo precisam ser conduzidos como unidades integradas, incluindo os continentes, suas potencialidades, dificuldades, os riscos, as diferenᅵas, as semelhanᅵas, o respeito, as regras, religiosidade, a evoluᅵᅵo. Vale o reforᅵo de que a soluᅵᅵo ᅵ tᅵcnica e deve estar baseada em teorias e aplicaᅵᅵes prᅵticas e plausᅵveis sob observaᅵᅵes isentas. A implementaᅵᅵo, sim, ᅵ polᅵtica e deve ser motivadora e abrangente. Talvez avassaladora.

O bom funcionamento da economia ᅵ o alicerce para que tudo mais funcione bem. Aqui entram todas as consideraᅵᅵes tᅵcnicas, mas muito simplificadamente. Economia ᅵ a produᅵᅵo de bens e serviᅵos consumidos e demandados pela sociedade. Os derivativos sᅵo importantes, desde que nᅵo descolem da economia, colocando-a em risco, como na ᅵpoca atual. Alᅵm disso, os lucros do sistema financeiro nᅵo sᅵo aplicados na sociedade como poderiam, mas o prejuᅵzo sim, e quase que diretamente. A economia deve ser pensada no curto, mᅵdio e longo prazos, tendo como visᅵo a evoluᅵᅵo da sociedade. Por exemplo, os juros abusivos tᅵm levado pessoas, de profissionais a pais de famᅵlia, a verdadeiras crises pessoais e familiares. E nesses momentos, eles nᅵo sᅵo socorridos por nenhuma instituiᅵᅵo. As famᅵlias tᅵm ?quebrado? o tempo todo e nᅵo hᅵ quem as socorra. Essas quebras se refletem diretamente na sociedade, atravᅵs de problemas com adolescentes nas escolas e em suas vidas pessoais e, conseqᅵentemente, em adultos despreparados. A questᅵo ᅵ tᅵo sᅵria que os prᅵprios seguros se preocupam em rejeitar riscos de pessoas com problemas, tal como complicaᅵᅵes com o Serasa.

O bom desempenho da economia demanda a fluidez dos negᅵcios. Hᅵ quem diga que ?idᅵia sem dinheiro ᅵ poesia?, o que infelizmente ᅵ verdade no Brasil, apesar disso, novos empreendimentos sᅵo alavancas econᅵmicas em paᅵses desenvolvidos. Uma idᅵia que pode representar

12/01/2009 05h12

Por Ricardo Villaça

Diretor da AgeMcia ? Inteligência Artificial ? Negócios Reais www.agemcia.com.br

Cadernos de Seguro - Uma Publicação da ENS © 2004 - 2024. Todos os direitos reservados.


DATA PROTECTION OFFICER RESPONSÁVEL

Luiz Mattua - ens.lgpd@ens.edu.br
Rua Senador Dantas, 74, Centro - Rio de Janeiro / RJ
Somente assuntos relacionados a Lei Geral de Prote¸ão de Dados (LGPD)
 

Ao navegar em nosso site, vocę reconhece que leu e compreendeu nossa Política de Privacidade.