Cadernos de Seguro

Artigo

Do medo ao esquecimento


[B]René Hernande V. Lopes[/B]

Outras inundações já ocorreram em Santa Catarina. O que teria acontecido para que tivéssemos um efeito tão desastroso nas inundações de fins de 2008 naquele estado? Perguntas existem e não são poucas. As respostas, no entanto, soam, na maioria das vezes, como desculpas à inação.

Esses fenômenos estão entre os maiores causadores de perdas de vidas e de patrimônio. Apesar da presença constante, ainda não nos adaptamos às suas aparições. Talvez porque confiemos demais em nossa tecnologia ou porque tenhamos a ilusão de que já os vencemos com alguma intervenção realizada no passado com vistas a contê-los.

As causas das inundações, quando observadas em âmbito mundial, normalmente se devem à elevação fluvial, às tempestades e às ressacas. Ocasionalmente podem ser originadas por outros fenômenos, como tsunamis, lahares (avalanche de lama resultante de mistura de água e material vulcânico), etc. No Brasil, as inundações são causadas, na imensa maioria dos casos, por elevação fluvial e/ou tempestades.

O evento de Santa Catarina, em fins de 2008, apesar da intensidade gravosa, não foi o único a tirar a vida de um grande número de pessoas. Outros já ocorreram e com mortandade ainda maior.

As inundações são fenômenos com grande irregularidade em suas aparições. Quando menos se espera elas retornam com toda força e capacidade de destruição. Entre uma e outra ocorrência pode haver um longo intervalo de tempo: décadas ou até séculos. Essa característica possui um desdobramento: logo após a ocorrência, a lembrança de uma inundação estará aquecida, porém, com o passar do tempo, a memória de seus efeitos será ?apagada? ? o que contribui, inclusive, para que uma ação que atenue os efeitos de futuros eventos não seja percebida como prioridade pelo poder público, nem tampouco pelos prováveis afetados.

O geógrafo Moacyr Duarte, pesquisador sênior da Coppe/UFRJ, defende a criação de um mapa que indique datas e regiões suscetíveis aos riscos naturais. O desdobramento desse mapa, segundo o geógrafo, seria um outro em que as informações, como a concentração populacional e de bens, incluindo-se aí a industrial, poderiam ser sobrepostas. Isso resultaria em conhecimento sobre onde há maior probabilidade de ocorrer mais prejuízos. Infelizmente, como lamenta o geógrafo, esse mapa ainda não existe no Brasil.

O pesquisador ressalta, ainda, que há uma grande produção de estudos de impacto ambiental requerida pelo poder público, mas que estes não são utilizados para produção de conhecimento sobre a região em questão. Ou seja, há dados e informações, mas não há disseminação desses recursos para a geração de conhecimento que possibilite uma melhor resposta aos desastres.

Ao contrário do que diz Moacyr Duarte, a coordenadora do Grupo de Estudos de Desastres Naturais da Universidade Federal de Santa Catarina, Lúcia Herrmann, afirma que já foi produzida, desde 1980, uma grande quantidade de teses e monografias sobre inundações, o que, segundo ela, garantiria uma ação efetiva do poder público no sentido de minimizar os efeitos danosos desses fenômenos naturais severos. Mas, em sua opinião, não há entrosamento entre o poder público e o meio acadêmico.

Aparentemente, esses dois profissionais tão gabaritados ? Moacyr Duarte e Lúcia Herrmann ? estão em desacordo. Entretanto, uma leitura mais atenta leva à conclusão de que nos falta, ainda, muito conhecimento. Contudo, o que temos é suficiente para uma ação mais eficiente do poder público, para atenuar os efeitos dos fenômenos naturais severos e desastrosos.

Nota-se, nesse ponto, a semelhança com o Katrina. Não faltaram informações para diminuir o impacto, o que faltou foi uma ação coordenada pelo poder público a partir das informações disponíveis. Nesse caso, a geração de mais conhecimento não resolveria o problema, pois já há um grande estoque de informações. O que falta é uso.

Na mesma direção do que defende Moacyr Duarte está (em planejamento) a criação de um mapa de riscos, para que o setor de seguros possa adequar, de forma mais qualificada, a

19/03/2009 11h56

Por René Hernande V. Lopes

Atuário

Cadernos de Seguro - Uma Publicação da ENS © 2004 - 2024. Todos os direitos reservados.


DATA PROTECTION OFFICER RESPONSÁVEL

Luiz Mattua - ens.lgpd@ens.edu.br
Rua Senador Dantas, 74, Centro - Rio de Janeiro / RJ
Somente assuntos relacionados a Lei Geral de Prote¸ão de Dados (LGPD)
 

Ao navegar em nosso site, vocę reconhece que leu e compreendeu nossa Política de Privacidade.