Cadernos de Seguro

Artigo

Onda de mudanças, sob o fio da navalha

[I]Vida após 80 anos: a evolução do seguro de pessoas e os desafios que esperam as seguradoras na cobertura ao brasileiro da ?quarta idade?[/I]


[B]Lúcio Marques[/B]

Em setembro de 2007 escrevi um artigo que foi tema de capa da Cadernos de Seguro, fazendo uma análise sobre os cenários e perspectivas para o seguro de pessoas conseguir atender a um brasileiro cada vez mais influenciado por novas tecnologias, alimentação saudável e exercícios físicos, e que viverá acima dos 80 anos.

É primordial ressaltar que precisamos motivar o crescimento do seguro de pessoas e adequá-lo ao perfil brasileiro do Século 21. Em 1994, quando do surgimento do Plano Real, o mercado de seguros apresentou um crescimento bastante razoável, para não dizer ótimo, no segmento de pessoas. No período inflacionário, com uma inflação na estratosfera, o seguro de vida individual, o chamado ?dotal 10, 20?, foi deixado de lado pelo alto custo. Então, com a estabilização econômica, apareceram no mercado as chamadas apólices abertas, que trabalharam muito com cálculo pela faixa média de idade do grupo. Com o advento das resoluções 302 e 317 surgiu o enquadramento, fazendo com que essas apólices sofressem alterações e fossem enquadradas em faixas etárias.

O cenário, então, enseja mudanças com transformações radicais nas estruturas dos seguros e das seguradoras, e como toda mudança é difícil de ser aceita! A mudança está em toda parte, e o consumidor que surgiu no horizonte foi aquele advindo da promulgação do Código de Defesa do Consumidor, que busca os melhores serviços, as melhores coberturas e produtos que satisfaçam suas necessidades e possam determinar se elas estão compatíveis com o que o mercado oferece. Esse consumidor pós-Código de Defesa do Consumidor passou a ser mais exigente e também mais preocupado em dar e ter informações mais precisas sobre os produtos que está adquirindo.

A tendência, analisando o mercado de seguro de pessoas, é que continuem aparecendo novas coberturas de risco, novos produtos com taxas e condições mais acessíveis ao consumidor brasileiro.

Portanto, acredito que, apesar de todos os entraves e discussões ocorridas, o mercado de seguro de pessoas é o que tem maior possibilidade de crescer, pois a gama de produtos novos cobrindo riscos até então não aceitos tem levado ao consumidor um novo alento em termos de cobertura. Passada a fase de adaptação às novas regras, acredito que, de modo geral, as mudanças foram benéficas, e a tendência é continuar crescendo e aumentando a poupança de longo prazo. Irão entrar em vigor os novos planos dotais, seguros de vida individuais que eram bastante comercializados nas décadas de 60 e 70.

Se considerarmos também a abertura do mercado de resseguros, o consumidor provavelmente terá um leque muito maior de produtos ainda não comercializados no mercado nacional, que deverão ser trazidos pelos grandes resseguradores, ampliando não só a oferta de produtos, mas apresentando, em muitos casos, taxas mais compatíveis.

Alguns aspectos me parecem de suma importância, se aprofundarmos a análise do que poderia ocorrer num futuro próximo e também num período superior a 20 ou 25 anos. A expectativa de vida do brasileiro tem crescido em decorrência das inovações tecnológicas, práticas saudáveis de alimentação e exercícios físicos, que podem levar o Brasil ao seleto grupo de países que têm uma expectativa de vida superior a 80 anos, como Japão, Suécia, Canadá, entre outros.

De modo geral, as crianças se fortalecem graças às vacinas, aos antibióticos, à melhoria da nutrição e das condições sanitárias. Os idosos, por sua vez, se tornam mais longevos porque a medicina e as ciências farmacêuticas identificam e tratam mazelas próprias da idade com métodos de diagnóstico mais precisos, técnicas cirúrgicas mais apuradas e medicamentos mais eficazes. A terceira variável é o envelhecimento propriamente dito, um fenômeno de extrema complexidade sobre o qual a Ciência vem conquistando vitórias relevantes. O envelhecimento da população, decorrente da diminuição de fecundidade e do aumento da lo

27/07/2009 06h15

Por Lucio Marques

Relações Institucionais da Sabemi Seguradora. Acadêmico da ANSP-Academia Nacional de Seguros e Previdência. Vice-Presidente do Sindicato das seguradoras do RJ/ES.

Cadernos de Seguro - Uma Publicação da ENS © 2004 - 2024. Todos os direitos reservados.


DATA PROTECTION OFFICER RESPONSÁVEL

Luiz Mattua - ens.lgpd@ens.edu.br
Rua Senador Dantas, 74, Centro - Rio de Janeiro / RJ
Somente assuntos relacionados a Lei Geral de Prote¸ão de Dados (LGPD)
 

Ao navegar em nosso site, vocę reconhece que leu e compreendeu nossa Política de Privacidade.