Cadernos de Seguro

Artigo

Mudança de olhar

[I]A vital e urgente ação da indústria de seguros e suas relações com os agentes econômicos e sociais do planeta[/I]

[B]Rodolfo Francisco Ern[/B]


Generalizadamente discutidas em todo o mundo porque inequivocadamente presentes, as transformações a que o clima tem sido exposto vêm nos obrigando a uma mudança de olhar sobre o que nos cerca, do qual fazemos parte, e nos processos que utilizamos para pensar, produzir e existir.

Não bastasse o esforço acima, descobrimos simultaneamente que o tempo é por demais escasso até mesmo para permitir alguns momentos de assombro, porque se algo pode vir a ser reversível em alguma extensão ? mesmo que não considerada economicamente viável pelos padrões em voga ?, então as medidas têm que ser tomadas de imediato. As corretivas, as preventivas e as preditivas.

Os fenômenos climáticos, portanto, têm se tornado mais frequentes e mais severos, e também mais generalizados no sentido de se manifestarem ? algumas vezes atribuindo-se-lhes características de ineditismo, como no nosso furacão Catarina ? em um maior número de localidades ao redor do mundo, muito embora deva-se considerar a maior disponibilidade presente de instrumentos de detecção/medição e de divulgação das informações.

A indústria de seguros está internacionalmente identificando os riscos climáticos severos, estudando-os em profundidade, assim como as medidas, ou as combinações delas, que podem se mostrar adequadas para conviver com alguns deles.

Como consequência do seu papel principal e típico, que é a gestão de riscos, a indústria de seguros tem como partes interessadas, aquelas com as quais se relaciona, todos os agentes econômicos e sociais do planeta.

A realidade que emerge nos demonstra que a manutenção e evolução das nossas atividades pelas próximas décadas não está apenas na permanente identificação e avaliação dos riscos que nos cercam, mas também ? e principalmente ? na compreensão de que eles têm necessariamente que ser geridos solidariamente com todos aqueles agentes, e de forma não estanque, o que equivale a dizer de maneira amplificada, integrados no amplo contexto da sustentabilidade socioambiental.

As soluções abrangem a autorregulação da indústria de seguro ? e por extensão também a do resseguro ? em conjunto com intervenções junto ao governo e à sociedade civil.

A seguir, alguns exemplos sobre as ações que seguradoras podem tomar, nos quais são citados tópicos de um estudo para a inclusão de riscos ambientais e sociais feitos pelos bancos portugueses, intitulado ?Banca e Seguros, Ambiente e Sociedade ? Desafiar Mentalidades, Definir Novas Oportunidades de Negócios?:

[I]Autoanálise e mitigação[/I]

Antes de mais nada, antes de qualquer exemplo, as seguradoras necessitam ter consciência da quantidade de CO2 que estão emitindo e dos volumes de água e de energia que estão utilizando, a fim de tomarem as necessárias medidas para a redução, bem como o estabelecimento das metas e dos respectivos prazos.

[I]Análise dos relacionamentos com os partes interessadas[/I]

A análise do item anterior, assim como as medidas de mitigação, tem que ser estendida a todos os processos das empresas, o que inclui as suas interações com todos as partes interessadas.

[I]Investigação dos impactos das alterações climáticas[/I]

As alterações climáticas provocam novos impactos ambientais e consequentemente novos riscos. Isso deve ser investigado, levantado e mapeado.

O Brasil, apenas para citar um exemplo, não dispõe de um mapa, atualizado e integrado em sistemas de consulta ?on line? e com gestão integrada a universidades e institutos de pesquisa, de riscos naturais a que está submetido em um dado período de tempo.

[I]Informação sobre as consequências de tais impactos[/I]

Esses novos impactos ambientais influenciam os negócios dos segurados, os quais, por sua vez, podem não ter ideia do surgimento de tais novos riscos, de sua extensão e do impacto potencial deles decorrente.

A informação e a educação financeira dos consumidores tornam todo o processo mais transparente e vantajo

26/11/2009 06h24

Por Rodolfo Francisco Ern

Engenheiro mecânico, superintendente técnico da Bradesco Auto/RE Cia. de Seguros

Cadernos de Seguro - Uma Publicação da ENS © 2004 - 2024. Todos os direitos reservados.


DATA PROTECTION OFFICER RESPONSÁVEL

Luiz Mattua - ens.lgpd@ens.edu.br
Rua Senador Dantas, 74, Centro - Rio de Janeiro / RJ
Somente assuntos relacionados a Lei Geral de Prote¸ão de Dados (LGPD)
 

Ao navegar em nosso site, vocę reconhece que leu e compreendeu nossa Política de Privacidade.