Cadernos de Seguro

Artigo

TERREMOTOS, TSUNAMIS ? ESTARÍAMOS SOB O APOCALIPSE?

[B]E corremos tais riscos no Brasil?[/B]

Dentre os fenômenos que mais assustam a humanidade estão os terremotos e os tsunamis. Os acontecimentos recentes no Japão trazem à lembrança algo semelhante ocorrido em 2004. A cada nova ocorrência perguntas aparecem, mitos são criados e outros derrubados. Algumas pessoas já começam a defender a ideia de que estamos nos fins dos tempos.

Mas é racional entender mais a fundo tais fenômenos, pois o que mata ou provoca danos materiais nem sempre é o efeito direto de um deles, e sim o desconhecimento quanto à sua ocorrência e seus efeitos posteriores. Se um indivíduo não tem ciência do evento, não há como se antecipar a ele.


[B]Diferenciando a natureza dos fenômenos catastróficos[/B]
Em relação às catástrofes naturais é importante, primeiramente, distinguir entre as climáticas (tempestades, ciclones, tornados, ondas de calor e de frio, etc.) e as não-climáticas (terremotos, tsunamis, vulcanismo).

As climáticas estão apresentando tendência de alta desde os anos oitenta. Contudo, o mesmo não ocorre com as não-climáticas. Em relação às perdas seguradas, podemos perceber que as primeiras são aquelas mais impactantes.

Isso porque, em grande parte dos países, estão excluídas as coberturas de danos por terremoto e maremoto, fazendo com que o impacto de tais eventos na sinistralidade seja muito menor frente à possibilidade de tais exclusões não existirem. Um outro fator que serve para configurar tal situação está na penetração de tal seguro ser pequena ou cara.


[B]Terremotos: os mais mortíferos dos fenômenos naturais[/B]
Em 2010, mais uma vez eles mostraram por que apresentam uma média de mortes acima dos demais fenômenos.

Contudo, os países que mais colaboram para tal quadro são aqueles com maior nível de pobreza ou que têm construções inadequadas às ocorrências de tais fenômenos ? este foi o caso do Haiti.

Portanto, apesar do elevado número de mortes, é importante ressaltar que tal quadro se deve à precariedade das construções nos países mais pobres.

Por outro lado, os tsunamis provocados por maremotos não são os mais impactantes em termos de mortes. Em média, menos de 1% das mortes são causadas por eles. Atualmente, há como prever sua chegada à costa com bastante antecedência. A destruição de propriedades se restringe à área costeira.

A principal causa de tsunamis são os maremotos. Estes são, na realidade, terremotos que ocorrem no solo sob o oceano.

Os terremotos, porém, não são os únicos eventos que provocam tsunamis. Queda de partes de montanhas dentro do mar e a atividade vulcânica também podem causá-los. Um dos maiores tsunamis ocorreu quando da erupção do Vulcão Krakatoa, em 1883, que devastou as áreas costeiras de Java e de Sumatra.

[B]Memória de eventos anteriores: intensidades raras não deixam lembranças[/B]
Quanto mais frequente é um fenômeno, maior será a possibilidade das pessoas se preparem para um evento futuro. Se a memória é constantemente ativada por um acontecimento, não há como esquecer dele facilmente. Assim, nos locais onde a população sabe que certos fenômenos ocorrem com relativa regularidade, a tendência é desenvolver meios para contornar seus efeitos.

Contudo, é normal que os eventos mais intensos e altamente danosos ocorram com um intervalo maior do que os menos intensos. Isso é um problema, pois se o espaçamento entre as ocorrências for muito grande, a memória da ocorrência anterior vai sendo ?apagada? e, a não ser na mente dos mais idosos, tal lembrança não está mais presente. Com isso, a população relaxa, e quando um evento de maior intensidade acontece novamente, fatalmente pode gerar uma catástrofe.


[B]O Brasil é um país livre de terremotos?[/B]
Além de tendermos a crer, com base no que recebemos de informação, que os terremotos e tsunamis estão mais presentes no resto do mundo, temos a impressão de que o Brasil é um país livre desses tremores.

Na realidade, o Brasil é pouco exposto a tais fenômenos, mas não isento.

No mapa de terremotos compilado pela Universidade de Brasília, que reúne as ocorrên

03/05/2011 10h52

Por René Hernande V. Lopes

Atuário

Cadernos de Seguro - Uma Publicação da ENS © 2004 - 2024. Todos os direitos reservados.


DATA PROTECTION OFFICER RESPONSÁVEL

Luiz Mattua - ens.lgpd@ens.edu.br
Rua Senador Dantas, 74, Centro - Rio de Janeiro / RJ
Somente assuntos relacionados a Lei Geral de Prote¸ão de Dados (LGPD)
 

Ao navegar em nosso site, vocę reconhece que leu e compreendeu nossa Política de Privacidade.