Cadernos de Seguro

Análise

Riscos cibernéticos e a nova realidade empresarial

Os riscos cibernéticos não são algo do futuro, mas uma realidade do presente, e atingem todas as empresas, sem distinção de tamanho, setor ou geografia. O impacto dos ataques relacionados à tecnologia assume diversas formas, como violações de proteção de dados, roubo de propriedade intelectual, danos à propriedade e à reputação e interrupção de negócios. Nesse ambiente, aumentaram acentuadamente os custos empresariais.

No Brasil, não se conhece a maioria dos incidentes cibernéticos porque não há obrigatoriedade de notificação a órgãos reguladores. Estima-se que menos de 10% das principais violações sejam reveladas. Uma prévia da pesquisa JLT Cyber View 2018 demonstra que 30% das empresas já foram alvo de incidentes e, de acordo com relatório IBM Ponenon 2018, o Brasil lidera a maior probabilidade de um vazamento de dados, com risco de 43% entre 15 países do estudo.

Baixe aqui a matéria completa

19/02/2019 01h55

Por Marta Helena Schuh

Especialista em riscos cibernéticos da JLT Brasil. Bacharelada em Business pela University of London, Certificada em Economics of Cybersecurity pela Delft University of Technology, Direito Digital pelo Insper, Cybersecurity for Insurance pela UCLA e em Cyber Attacks pela NYU Tandon School of Engineering.

Cadernos de Seguro - Uma Publicação da ENS © 2004 - 2024. Todos os direitos reservados.


DATA PROTECTION OFFICER RESPONSÁVEL

Luiz Mattua - ens.lgpd@ens.edu.br
Rua Senador Dantas, 74, Centro - Rio de Janeiro / RJ
Somente assuntos relacionados a Lei Geral de Prote¸ão de Dados (LGPD)
 

Ao navegar em nosso site, vocę reconhece que leu e compreendeu nossa Política de Privacidade.