Cadernos de Seguro

Jurisprudência

Correção monetária de indenização: Nova súmula do STJ

A Segunda Seção do STJ, em 8-5-2019, editou mais uma súmula relacionada ao seguro, agora para tratar do início de fl uência da correção monetária incidente sobre a indenização coberta pelo contrato de seguro.

Trata-se da Súmula nº 632, cujo enunciado vem assim escrito: ?Nos contratos de seguro regidos pelo Código Civil, a correção monetária sobre indenização securitária incide a partir da contratação até o efetivo pagamento? (os grifos não são do original).

Não se nega a força de uma Súmula de Tribunal Superior, assim como a de uma lei, esta com poder vinculante, aquela nem sempre, salvo se editada pelo STF na categoria de ?súmula vinculante?. Contudo, nenhuma pessoa física ou jurídica de direito privado, estaria sujeita a multa pela inobservância de uma súmula. Já o poder vinculante de uma lei é, não raro, sancionador, mormente para o segurador, pois basta descumprir um ato normativo emanado da Susep para estar sujeito à multa. Aliás, norma da Susep estabelece que a correção monetária para
o segurador e demais empresas supervisionadas corre a partir do sinistro/evento, e não da contratação.

Ambas, no entanto, súmulas e leis, não estão imunes a críticas, interpretações e questionamentos, razão pela qual me permito tecer a seguir minhas considerações sobre a novel Súmula, não sem rogar as devidas vênias, a começar pelo fato de esta haver surpreendido o setor de seguros, com impacto nas suas reservas e provisões técnicas.

Baixe aqui a matéria completa

15/07/2019 04h01

Por Ricardo Bechara Santos

Consultor Jurídico especializado em Direito de Seguro da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) e do Sindicato das Seguradoras do RJ/ES. Membro efetivo da Associação Internacional de Direito do Seguro ? AIDA Brasil. Autor das obras ?Direito do seguro no cotidiano?, ?Direito do seguro no novo Código Civil e legislação própria? e ?Coletânea de jurisprudência STJ/STF ? Seguros, Previdência Privada e Capitalização?, além de coautor de diversas obras. Autor de variados artigos em revistas especializadas.

Cadernos de Seguro - Uma Publicação da ENS © 2004 - 2024. Todos os direitos reservados.


DATA PROTECTION OFFICER RESPONSÁVEL

Luiz Mattua - ens.lgpd@ens.edu.br
Rua Senador Dantas, 74, Centro - Rio de Janeiro / RJ
Somente assuntos relacionados a Lei Geral de Prote¸ão de Dados (LGPD)
 

Ao navegar em nosso site, vocę reconhece que leu e compreendeu nossa Política de Privacidade.