Cadernos de Seguro

Análise

Os possíveis riscos das nanotecnologias: Quais os desafios para o setor de seguros?

As nanotecnologias podem ser compreendidas como um potencial risco emergente. Considerando-se as incertezas que permeiam a manipulação de nanomateriais, foi realizado por meio de entrevistas com empresas do setor de seguros nacional e internacional, um estudo de casos múltiplos, a fim de averiguar se tal assunto está sendo abordado, e como está sendo tratado, no setor de seguros. Na análise dos resultados obtidos foi possível verificar que ainda há desafios a serem enfrentados devido à escassez de informações e conhecimento sobre o uso da nanotecnologia. Entende-se, portanto, que o setor deve se precaver de maneira adequada, estudando possíveis adaptações de seus processos de subscrição/aceitação de riscos que envolvam nanotecnologias.

Quando falamos de riscos emergentes, em um mundo que vive a plena Era da Informação, se desenvolve e evolui rapidamente, percebemos que é um desafio para o mercado se manter a par de todas as oportunidades e ameaças provenientes das novas tecnologias.

Para o setor de seguros, especialmente, torna-se essencial o acompanhamento e estudo profundo quanto aos riscos emergentes, tais como as nanotecnologias. É primordial que se busque entender esses potenciais riscos antecipadamente, a fim de garantir a possibilidade de precaução a eventuais perdas e contribuir para que os clientes possam se resguardar, minimizando prejuízos de maneira adequada.

Baixe aqui a matéria completa

08/06/2020 07h57

Por Edval da Silva Tavares e Gabriela Iosqui Silva

Coordenador dos cursos de MBA em Gestão Estratégica de Seguros e Executivo em Negócios de Seguros na unidade São Paulo da ENS. Graduada em Administração com linha de formação em Seguros e Previdência pela Escola Nacional de Seguros. Está na Zurich Seguros há 5 anos, e atualmente é International Services Analyst de seguros patrimoniais em Programas Mundiais.

Cadernos de Seguro - Uma Publicação da ENS © 2004 - 2024. Todos os direitos reservados.


DATA PROTECTION OFFICER RESPONSÁVEL

Luiz Mattua - ens.lgpd@ens.edu.br
Rua Senador Dantas, 74, Centro - Rio de Janeiro / RJ
Somente assuntos relacionados a Lei Geral de Prote¸ão de Dados (LGPD)
 

Ao navegar em nosso site, vocę reconhece que leu e compreendeu nossa Política de Privacidade.